sábado, 31 de Janeiro de 2009

Casebre abandonado


Gosto do detalhe nesta fotografia das janelas vedadas para impedir o acesso ou vandalismo, no entanto, o tempo e o abandono trataram do assunto...

Malta, voltem para trás!!!


Um grupo adepto do TT viu o seu fim de tarde do passado domingo arruinado, o habitual trilho utilizado para umas aventuras mais radicais encontrava-se com acesso vedado, além disso, todo o caminho fora lavrado impedindo toda e qualquer determinação do mais destemido em por ali avançar, era notório o desânimo na cara do pessoal... Eu estava ali por acaso a tirar umas fotografias e saiu esta...

sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009

quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009

Old Factory



Já aqui tinha deixado uma fotografia desta fábrica antiga ao luar, estas foram tiradas ao fim da tarde com filtros Cokin.

terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Old gate


Silent Bells


Junto à cabana do "Huck" estendia-se um campo de campainhas, foram precisas algumas tentativas para obter esta foto. O ideal seria ter-me deitado no chão e fazer o enquadramento desejado mas além de ficar encharcado em água ficaria também todo verde e amarelo, há quem o faça, mas não sou maluco para tanto... Demorou mais um pouco mas obtive o efeito que desejava, espero que gostem!

domingo, 25 de Janeiro de 2009

Wet Mushroom


Andava a dar uns tiros numas pombas brancas por ali perto mas frustrado pela sua inquietude, vinguei-me neste desgraçado que não podia fugir, não o pisei por mero acaso.

Pequena Cascata

Esta é uma daquelas fotografias que nos surpreendem pelo seu resultado final, a conjunção da luz com o ambiente húmido fez parecer esta pequena cascata nas imediações do Palácio de Monserrate, uma fotografia de estúdio com iluminação artificial, nada mais longe da verdade...
Agora um pouco de técnica, para conseguir o efeito de arrastamento da água a fluir pelas pedras diminuí a abertura ao mínimo, isto é, F29 (esta parametrização contribuiu para o grande detalhe e brilho da imagem). A conjugação do ISO mais baixo possível (ISO100) e da velocidade de obturação de 1,3 seg. permitiram assim a obtenção da exposição correcta. A utilização do tripé foi fundamental pois, sem ele, não seria possível tirar a fotografia.

Algodão doce ou salgado???


sábado, 24 de Janeiro de 2009

sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009

8.18 está de Parabéns!!!

Não, desenganem-se!!! A este blog não lhe foi atribuído nenhum prémio ou menção honrosa de algum género, simplesmente comemora o seu primeiro aniversário. Para assinalar esta data com algum significado deixo aqui uma fotografia que tirei precisamente há um ano atrás, no dia 23-Jan-2008, ainda a dar os primeiros passos, isto é, ainda a gatinhar neste mundo da fotografia.



P.S. - Um ano passou e continuo a "gatinhar"...

segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009

domingo, 18 de Janeiro de 2009

Janela para o passado...


Este Sábado fui finalmente visitar o Palácio da Pena, expoente máximo do Romantismo português, obra de D.Fernando II, avô de D.Carlos I. Mereceu a pena a correria para chegar a horas da última entrada e contemplar a fabulosa mistura de estilos arquitectónicos.

Na vertente oeste deparei-me com esta simples janela que achei merecedora de uma fotografia. Quem sabe se por ela espreitaram os nossos antigos Reis e Rainhas? Por isso decidi dar-lhe o título "Janela para o passado".

Sado Sereno...


Para terminar a série do passeio de 13/Jan à noite, aqui fica um detalhe da nova doca em Tróia.

sábado, 17 de Janeiro de 2009

Praia do Moinho de Baixo - Meco


Vou só aqui deixar esta foto... vou agarrar na máquina e vou dar mais uns disparos, para onde? não sei, logo se verá!!!

quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009

Setúbal à Noite


Do alto do Castelo de S.Filipe desfruta-se de uma magnífica paisagem urbana sobre a bela cidade de Setúbal.

quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009

Tróia sob um intenso luar...


Dizem os estudiosos que a última Lua Cheia (11-Jan) foi a maior do ano 2009. Esta fase da Lua coincidiu com o ponto mais próximo da órbita lunar (perigeu) em relação à Terra, consequentemente, dada a proximidade, o nosso satélite natural aparenta ser 14% maior do que o habitual e tem um brilho 30% superior.
Aproveitando a deixa, desloquei-me à Serra da Arrábida para fotografar Setúbal à noite com a Lua como motivo principal, no entanto, a península de Tróia destacou-se imponentemente sobre a cidade, a agitação luminosa da construção do complexo Tróia Resort e a iluminação dos estaleiros ao fundo criam um contraste peculiar face às águas do Sado e ao céu iluminado.

Terra, água, ar


Esta fotografia foi tirada há uns dias na praia do Moinho de Baixo - Meco, na altura lembro-me de, daquele mesmo local, ter observado através da máquina a costa do Estoril. Além de ser possível visualizar a referida costa também se pode constatar um facto interessante, a curvatura da superfície terrestre. Fica desde já a promessa de futuramente, espero que a curto prazo, de aqui publicar uma fotografia onde se possa visualizar esta pequena particularidade.

terça-feira, 13 de Janeiro de 2009

Restos de um árduo passado...


Isto de arranjar títulos para as fotografias já começa a tornar-se complicado... mas estes restos de corda indicam isso mesmo, um árduo passado na faina dos pescadores ali da região.

segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Uma noite perfeitamente banal...

Saí de casa para despejar o lixo e, sem sequer hesitar, agarrei na máquina fotografia na esperança de captar alguma foto digna de registo... Dei por mim a fotografar um magnífico luar escondido por entre as nuvens, inadvertidamente estava a fazer aquilo que mais aprecio na fotografia, fotografar ao luar...
Desactivei a compensação de gama dinâmica para obter nas fotografias o cenário mais realista possível. Espero que gostem!



domingo, 11 de Janeiro de 2009

Gigante ao entardecer


Anta da Pedra da Moura


Uma perspectiva a preto e branco da anta da Pedra da Moura em Figueira e Barros, já andava atrás desta foto há algum tempo mas ainda não ficou exactamente como queria...

Nossa Senhora do Carmo


Já aqui tinha deixado uma fotografia desta igreja mas no formato HDR, agora deixo o mesmo enquadramento, com luz real, tirada logo após o pôr do sol.

segunda-feira, 5 de Janeiro de 2009

Cabo Espichel


Falésias do Cabo Espichel banhadas pela maresia libertada pelo rebentar das ondas, só mesmo ao vivo é que se transmite a sua verdadeira dimensão.

A crista da onda


Gigantescas ondas na manhã de Sábado, colossais monumentos de água vindos do Atlântico!!!




domingo, 4 de Janeiro de 2009

Quem vencerá?...


Quem vencerá? O mar na tentativa de manter furtivos os seus bens ou o pescador com uma frágil cana na espectativa de obter um bom prémio...

Caminhada a Preto e Branco...

A cada passo a distância encurta para o infinito...