sábado, 17 de maio de 2008

Néon


Farol de Santa Marta - Cascais


Cabo da Roca


Cabo da Roca, citado na obra de Camões como "Aqui... Onde a Terra se acaba e o Mar começa..." é o pedaço de terra mais a ocidente da Europa continental, (38º 47' N 9º 30'W). Encontra-se a uma altitude de 120m acima do nível médio das águas do mar.

Tensão Superficial


Uma gota de água adquire a sua forma devido à tensão que se verifica na sua superfície. A gota pinga de uma torneira quando a tensão superfícial não contrapõe o peso da água envolvida. É esta mesma tensão a responsável pelo choque recebido pela nossa pele quando se dá uma queda mais descuidada numa piscina.

Pequeno Insecto

sábado, 3 de maio de 2008

Relógio

Não vale a pena perder tempo sobre o inventor desta máquina do tempo que nos controla hora após hora, dia após dia, a caminho da eternidade se tal nos fosse possível atingir! O que acho digno de registo, e que aliás era o propósito inicial deste blog, é a simples explicação da origem do sentido do movimento desta máquina do tempo, apesar de uns quantos reclamarem, ou melhor, de lhes reclamarem a sua autoria, um facto lhes é comum, são originários do hemisfério norte!
O que seria melhor para a altura senão uma máquina que imitasse o sentido do movimento da sombra nos então relógios de sol?!